Esses dias eu estava fuçando meus arquivos e encontrei uma apresentação que eu havia utilizado para uma consultoria numa empresa muito conhecida no mercado local. A empresa estava adotando Jsf, mais especificamente Jboss Richfaces, como solução para a camada de visão de uma nova aplicação web que eles pretendiam desenvolver.
Na época, por volta de um ano atrás, fui contratado para ministrar um treinamento sobre como aplicar boas práticas no desenvolvimento com a tecnologia Jsf, pois a equipe de desenvolvedores desta empresa tinha o receio de não conseguir obter proveito dos recursos dos frameworks adotados, como também era de interesses deles “tunar” a utilização de AJAX na aplicação e por fim, como integrar Jsf com o framework javascript ExtJs.
A apresentação está bem simples, serve somente como resumo sobre o que foi passado à eles, porém apenas observando-a é possível saber como conseguir um melhor proveito dos frameworks e conjuntos de componentes ao redor de Jsf, principalmente no aspecto da utilização dos recursos AJAX oferecidos por vários dos componentes do Richfaces.
Algumas das práticas contidas nos slides já foram muito discutidas por aqui, outras eu sempre comento um pouco em alguns posts e na maioria das vezes elas foram muito discutidas na lista do JavaServer Faces International Group.
Algumas das dicas sobre a utilização do Richfaces/Ajax4jsf podem ter mudado de alguma forma no decorrer das versões do framework, outras features certamente surgiram para ajudar na melhor utilização dos componentes e recursos AJAX, contudo, a chave para “tunar” o Richfaces ou qualquer conjunto de componentes AJAX basicamente é:
- Antes de enviar uma requisição AJAX decida o que enviar;
- Antes de enviar uma requisição AJAX também decida o que atualizar;
Enfim, muito do que se foi discutido na apresentação está bem mais clara e fácil de encontrar hoje na documentação dos frameworks e conjunto de componentes, blogs, listas de dicussão, fóruns e artigos em revistas especializadas.